Uróboro

Baralho CiganoOuroboros, oroboro, uróboro, palavra que vem do grego, “oura” que significa “cauda”  e “boros” que quer dizer “comer”. Já em hebraico, quer dizer, serpente.  No contexto geral, ouroboros,  significa:

aquele que devora a própria cauda”.

Figura mitológica e também religiosa. Ouroboros abordado em vários textos da Índia, Grécia, Egito, Japão e ainda hoje encontrado na cultura asteca dos povos  pré-colombianos.

Simboliza a espiral da evolução, a ideia de movimento contínuo, a eternidade.  Às vezes, mostrado por dois animais míticos, um devorando o outro através da cauda.

Deu origem ao símbolo matemático de infinito. Também está presente nas obras alquímicas, gnósticas e herméticas, um indicador da energia cíclica da vida no universo, a totalidade dos opostos, consciente e inconsciente.  Como  Fênix (Phoenix), com seu eterno retorno por meio da reestruturação dos ciclos, nasce, morre, renasce.

Para Carl Jung, o uróboro é um arquétipo da psique humana. No Budismo, o uróboro salienta, aquele que romper o ciclo, atingirá o Nirvana, o olhar para si e no Espiritismo a alma  se desligará do Karma.

Uróboro é o símbolo do deus romano Janus, também a expressão da serpente bíblica, do Jardim do Éden.

Na mitologia nórdica traz sua figura na serpente Normungandr,  e também, sua revelação no símbolo chinês, Ying e Yang, característica dual de tudo na vida e a possibilidade de duas forças viverem de forma harmoniosa.

Nas religiões africanas o Oroboro  representa  o semideus, Aidophedo, que engolia a própria cauda.  Na Índia, tem a simbologia de um dragão, envolvido numa tartaruga que carrega quatro elefantes que sustenta o mundo. Na yoga, o oroboro retrata a Kundalini, o Poder Divino.

É mostrado também na obra Chrysepoeia de Cleópatra, ” o um é tudo, tudo é um“.

Todas as representações significam o nascimento, a morte e a ressurreição, ou, a criação, a destruição e a renovação.

Texto inspirado no Wikipédia

Arte: Fernando Castro, meu mestre em pintura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code