Pulsologia

 

A leitura do pulso é uma técnica muito antiga, fala-se em 780 a.C.
Trata-se de uma avaliação através do fluxo sanguíneo na artéria radial, a mais usada para medir a pulsação.
 
O aprendizado é longo, profundo, complexo e somente depois de muito empenho e determinação se pode fazer a leitura com precisão. Este procedimento deve ser executado, somente depois de uma infinidade de exercícios, quase atingindo à exaustão e, principalmente, conhecimentos em Anatomia Humana, Fisiologia e Teorias Chinesas.
 
” O exame do pulso  é tão importante, revelador e difícil que deveríamos palpar os pulsos ao invés de apertar-nos as mãos” como disse Hu Hsin Shan– Mestre em Tai Chi Chuan.
 
A prática da Pulsologia é utilizada nos hospitais da China e difundida em suas universidades.
 
Para interpretar a região do pulso, avalia-se cada divisão do mesmo de forma minuciosa, permitindo assim, examinar se os órgãos estão bem ou se há alguma anormalidade. Os pulsos oscilam de acordo com as fases lunares, a lua fora de curso e as estações do ano. Também sofrem alterações conforme a circulação energética, a energia Ki, a energia vital .
 
Através do estudo da Pulsologia podemos traçar o perfil psíquico de um indivíduo e o profissional bastante capacitado, o estudioso na arte, consegue até mesmo saber o sexo do bebê, isto no primeiro mês de vida embrionária, e no Tibet, alguns mestres podem calcular o tempo de vida biológico de um indivíduo, isto baseado no funcionamento dos órgãos.
 
Da técnica,  fica a possibilidade de tratamento adequado, ressaltando a importância de um bom diagnóstico para evitar possíveis desequilíbrios que culminariam em doenças fatais.
 
Os impeditivos para a leitura dos pulsos se resumem na falta de sincronia, paciência e assimilação do aprendiz com o meio.
 
 
 
Texto inspirado no estudo do Dr. Alex Botsaris
 
Obrigada, mestre pintura contemporânea Fernando Castro.
  

2 Comentários

  1. Jeane Ingrid

    Como poder existir alguém como você , tão talentosa , experiente , entende a cabeça das pessoas ..Seu trabalho é algo fascinante que me encanta cada dia mais , minha curiosidade e interesse aumenta cada dia mais,se pudesse conversava com você todo dia , não é todo mundo que traz o conforto e a segurança que você traz ..bjos , to morrendo de saudades ! Jeane Ingrid.

    • Linda e muito querida, obrigada!!! Voce acrescentou muito a minha caminhada!! Valeu pelo aprendizado e carinho! Parabens futura psicologa! Amor e sucesso!! Beijos carinhosos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code