Paciência

Baralho Cigano

Esta palavra vem do latim “patientia”  e é o mesmo que ter capacidade para conviver com o outro, sem ficar irritado, sem se alterar.

Paciência está associada à paz, à serenidade e dentre as sete virtudes, esta é a mais difícil de se colocar em prática, porque requer sabedoria, tato. Depois de desenvolvida, a Paciência, tão rara nos dias atuais, proporciona muita alegria, saúde e paz.

Há vários exercícios para estimular a Paciência e, provavelmente, o mais difícil de todos, encontra-se no próprio lar, na convivência com os familiares mais amados, aqueles que fazem muito por nós, que se doam incansavelmente, talvez a proximidade dificulte a tarefa diária.

Já com os outros,  os quase estranhos, as pessoas de fora, a Paciência é empregada de forma quase natural, calorosa e gentil, sobrando para à casa, todo  o “pavio curto” e todo descarrego.

“Sempre carregue consigo o saco da paciência e costure-o toda vez que romper”. (Meishu Sama)

A virtude em manter o controle emocional ao logo do tempo é complexa e consiste  na capacidade de exercer a tranquilidade, a perseverança, a compreensão e a sensibilidade em saber ouvir e compreender.

Paciência é o despertar da caridade”. (CASA)

 

12 Comentários

  1. Anna Azara

    Que isso!! Muito lindo e direto!! É assim mesmo, alguns tratam a vizinhança com o maior carinho e educação enquanto em casa, pisam no pescoço até do cachorro. Valeu minha amiga corajosa!! Muita paz!!

    • Ahahahahhaah, você é muito divertida, uma queridona!!! Sim, você tem razão, a falta da sétima virtude é imensa. Se algumas pessoas parassem para uma reflexão, se pudem filmar suas ações…Obrigada pela presença aqui no site e também na minha vida!!! Namastê

  2. marina Lima

    Parabéns pela matéria. Seu livro já está pronto? Um beijo…

    • Linda Marina, ainda não! Deverá sair em meados de julho.obrigada pela presença tão significante!Namaste!

  3. Luciene

    Show, lindo demais!

  4. marcos

    Que verdade…seria muito bom se todos nós nos conscientizássemos disso!

    • É um processo lento, porém, prazeroso! Obrigada pela presença no site. Espero que continue a nos prestigiar! Namaste!

  5. maria baby

    Parabéns gatinha!!

  6. maria baby

    Parabéns linda Cleo!

  7. Bettina

    Paciência, paciência…meu saco da paciência tá tão remendado, não tem mais lugar pra costurar, mas mesmo assim continuarei insistindo, um dia chego lá!!!
    Namastê, querida Cleo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code