Empatia

“A empatia acontece quando o coração está sereno”. (CASA)

Empatia é uma identificação imediata e acontece de forma espontânea, fazendo o indivíduo se colocar no lugar do outro, compreendendo  de forma objetiva e racional, suas emoções e sentimentos. Esta percepção promove a alegria, a satisfação e a compatibilidade.

Empathea, palavra de origem grega, quer dizer paixão, um envolvimento psicológico extremamente importante entre os indivíduos. Este termo foi usado pela primeira vez no século XX, pelo filósofo Theodor Lipps,  para citar a relação entre o artista e o espectador que projeta expectativas, colocando -se de forma integral, em sua obra de arte.

Na psicanálise, significa a certeza de identificação entre o terapeuta e o paciente; na psicologia e neurociências, a empatia é uma inteligência emocional, isto é, tem o poder de reconhecer e lidar com os próprios sentimentos e também sentimentos dos outros.

A empatia leva as pessoas a auxiliarem umas às outras, faz despertar o altruísmo, que é o desejo dos seres vivos de serem solidários ao próximo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code