Caibalion

O Caibalion é um livro escrito por Três Iniciados” , que receberam os ensinamentos de Hermes Trismegisto, através das escolas do antigo Egito e Grécia. Este livro ocultista e esotérico foi publicado, somente em inglês, em 1908. Caibalion é uma palavra hebraica e quer dizer “tradição ou preceito manifestado por alguém de cima” e pertence a mesma raiz da palavra Cabalah.

O Caibalion antecipa ideias da “Lei da Atração e da Força do Pensamento”.

O livro possui sete princípios básicos:

Lei do Mentalismo: Um princípio hermético muito importante porque nele estão contidos os demais princípios. “O Todo é Mente; o Universo é mental”. Assim, o universo conspira como um todo. Para esta lei, tudo se criou do princípio da Mente Divina que nunca deixará de existir, de viver. Que uma vez ligados a uma Mente Divina, o conhecimento estará em nós.

Lei da Correspondência: A perspectiva muda de acordo com o referencial, “O que está em cima é como o que está embaixo. E o que está embaixo é como o que está em cima”. A Perspectiva da Terra não nos permite enxergar outros domínios. Princípio usado na Astrologia e na Alquimia, autênticas Ciências de Iniciados. Esta lei fala na existência da correlação e correspondência dos vários planos de Manifestação, Vida e Existência.

Lei da Vibração: Tudo no universo está em constante movimento, em evolução. Lei da Sintonia com a Mente Superior.

Lei da Polaridade: “Tudo é duplo, tudo tem dois polos, tudo tem seu oposto….”. Os extremos se tocam. A lei mostra a dualidade. O amor e o ódio, a tristeza e a alegria e o desafio é transformar o ódio em amor, a tristeza em alegria. Ajudar o próximo!

Lei do Ritmo: “Tudo tem fluxo e refluxo, tudo tem suas marés, tudo sobe e desce, o ritmo é a compensação”.  Este princípio é baseado na atração e repulsão. Esta lei é observada no universo nos movimentos dos astros, planetas, estrelas…O nascimento do homem que nasce, cresce, morre e renasce. A morte e o renascimento.

Lei do Gênero: “O Gênero está em tudo: tudo tem seus princípios masculino e feminino, o gênero se manifesta em todos os planos da criação”. Nada é 100% masculino ou feminino. Um gênero pode se manifestar na forma física ou mental. A energia ying yang. Assim, tudo está em nós e nos leva a plenitude e equilíbrio.

Lei de Causa e Efeito: O acaso não existe.”Toda causa tem seu efeito, todo o efeito tem sua causa, (…) há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei”. Este é o princípio mais polêmico por se tratar da lei do Karma, a causa e o efeito.

As Leis Herméticas, o Caibalion, podem ser aplicadas por todos os cidadãos que integram o universo.

 

Outros artigos holísticos você encontra no Blog do Matiz de Magia! Aproveite e pratique seu autoconhecimento vendo o que as cartas, as runas e o oráculo chinês lhe reservam!

 

Texto inspirado do livro Caibalion

4 Comentários

  1. Cíntia

    Sucesso e mais sucesso é o que desejamos a você e sua família. Paz de Cristo!

    • Paz de Cristo para você também. Obrigada, muito obrigada. Ainda contamos com sua visita. Vou escrever sobre Sidarta, para seu deleite. Um beijo na família feliz!

  2. Célia

    Adorei a página porque nos acrescenta muito conhecimento! Muita luz!

    • Obrigada, muito obrigada!! Que você seja coroada de bençãos! Quanta gentileza!! Luz e paz!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code