Alquimia

 

A Alquimia começou em Alexandria, no Egito, em meados do século III a.C.

A palavra vem do árabe e significa “química”, uma química da Idade Média. O principal motivo que envolveu os alquimista foi a busca pela Pedra Filosofal,  “A Grande Obra“,  com a facilidade em acreditar na possibilidade de transformar metais em ouro e ainda curar os males da humanidade com o Elixir da Longevidade. Depois de desenvolvidos estes dois itens primordiais, dois outros teriam prioridade: O homunculus, uma vida humana criada em laboratório e a riqueza da realeza, talvez para defender os próprios interesses nas pesquisas.

A Alquimia Chinesa se expandiu tanto quanto no Ocidente. A China teve como objetivo principal, atingir o desenvolvimento da imortalidade. Logo os chineses trataram de buscar pela “pílula da imortalidade“, através de elixires de enxofre, mercúrio e arsênico, mas não obtiveram sucesso. Muitos sucumbiram ao ingerirem tais drogas. Com a ascensão do Budismo, a Alquimia perdeu força e caiu no ostracismo.

Na China, a Alquimia podia ser dividida em Waidanshu, Alquimia Externa, que buscava o Elixir da Longevidade, usando metais, e, a Neidanshu,  Alquimia Interna, nascida da vertente espiritual. A Medicina Chinesa, com base na farmacologia tradicional, tem muitos termos usados até hoje, advindos da Alquimia, tais como: Qi ou Ki.

Baseado em estudos dos metais, a Alquimia fundou a base da química moderna. Destes experimentos, muitas substâncias foram descobertas: O arsênico, o ácido clorídrico e também o banho-maria .

Carl Jung, analisou a simbologia alquímica no ocultismo. Na modernidade, em tempos de internet, os alquimistas buscam e compartilham suas alquimias nas redes, em sites, blogs...

Alquimia deixa um grande legado de simbologia e uma mensagem profunda de se ter objetivos na vida  para melhorar o mundo.

 

Outros artigos holísticos você encontra no Blog do Matiz de Magia! Aproveite e pratique seu autoconhecimento vendo o que as cartas, as runas e o oráculo chinês lhe reservam!

 

 

Texto inspirado – www.edminuano.com.br –  Mistério, Magia e Ocultismo

 

 

4 Comentários

  1. Olga Matsue

    Até sonhei com tudo isso! Lindo demais!!! Lembre do caminho de Santiago de Compostela. Um beijo na alma!

    • Linda, você se lembrou? Faz sentido…ahahahah!Obrigada pela lembrança tão carinhosa! Muitos beijos iluminados

  2. Maria Lúcia

    Parabéns pelo trabalho, adorei sua pagina! Beijos

    • Obrigada pelo carinho e fique certa que farei o possível para inserir boas matérias. As respostas das cartas vão ao encontro do que nosso coração anseia. Namaste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code