Yggdrasil

A imensurável árvore sagrada dos germanos, o eixo do mundo, morada das  deusas guardiãs, nornas, que controlam a sorte, o azar e a providência.

Yggdrasil fica localizada no centro do universo.

Suas raízes profundas alcançam o sombrio mundo gelado dos monstros, Niflheim e abaixo deste mundo existe o dragão Nidogue.

O tronco traz o mundo dos homens, Midgard, o jardim do meio, com representação na runa Jera;

Seus galhos guardam muitos mundos, assim como o tronco e raízes que subdividem; Alfheim, o mundo dos elfos claros, com feições suaves e amantes da música, da dança e Svartalfheim, o mundo dos elfos escuros. com feições grotescas e tementes a luz pois a mesma pode petrifica-los, são responsáveis pela proteção das riquezas subterrâneas; Muspelheim, o mundo do fogo,  da destruição; Jotunheim, o mundo estagnado;  Vanaheim, o mundo da paz e plenitude e Helgard, o mundo dos mortos sem glória.

A copa da Yggdrasil  toca o Sol e a Lua, a terra dos deuses, a cidade  dourada, Asgard e nela descansa uma ave imponente, a águia, que observa todos os mundos. Também nesta copa fica Valhala, o salão dos mortos, lugar onde os vikings guerreiros eram recebidos depois de mortos.

Os frutos apresentam respostas para todos os questionamentos da humanidade e também a cura para qualquer doença;

As folhas guardam o elixir da vida eterna;

Odin, o maior deus nórdico, pendurou-se em Yggdrasil e depois de nove noites vislumbrou as pedrinhas mágicas, as Runas. Assim, é atribuído, às Runas, todo o Segredo do Universo.

 

Obrigada, Fernando de Castro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *