Shantala

 

Frédérick Leboyer, médico e professor francês, o primeiro a revolucionar o método da vinda dos bebês ao mundo, em viagem a Pilkhana, na Índia, visitou uma Instituição de Caridade,  localizada numa enorme favela de nome Kerela, quando lá se encantou com a desenvoltura de uma indiana paralítica, massageando seu filhinho.

Ao se apresentar,  descobriu que a linda mulher  se chamava Shantala. Pediu autorização para fotografar o passo a passo da massagem e em homenagem a beleza e profundidade do momento, chegando ao ocidente, batizou a técnica de Shantala.

É sabido que esta técnica é milenar, as mães indianas ensinam suas filhas que a praticam como um ritual,  como nosso hábito de almoço e jantar,  como a higiene íntima…

Leboyer estudou cada detalhe descrevendo a massagem Shantala que deve ser aplicada observando-se o seguinte:

. Frequência diária:

. Ambiente ligeiramente aquecido, tranquilo e acolhedor;

. Bebê sem roupa, deitado sobre as pernas esticadas da mãe, com a barriga para cima, confortável e sem dor;

. As mãos da mãe  lavadas e aquecidas em água morna;

. Emprego de óleo, preferencialmente vegetal, para facilitar o deslizar das mãos, exceto se a pele estiver irritada;

. Uso de toques firmes e equilibrados, procurando sentir a musculatura do bebê, massageando seguindo a linha dos meridianos, de cima para baixo, de dentro para fora, do centro do peito para as axilas;

. Um tempo mínimo  de uma hora após a mamada para não haver regurgitação;

. Sem interrupção, exceto  em três situações: Se o bebê fizer xixi ou coco (com o relaxamento o intestino tende a ficar solto),  quando é permitida uma paradinha de dez minutos para trocar a fralda (manter à mão o material necessário), e  no caso do bebê adormecer, quando a massagem terá continuidade em outra ocasião;

. Criança com refluxo é sempre bom colocar uma almofada sobre as pernas para manter a cabecinha elevada.

O estado emocional da mãe é de suma importância para a tranquilidade do bebê. A Shantala promove o estreitamento entre mãe e filho, elimina cólicas, ajuda no sono, rompe bloqueios…

A diferença é visível nas crianças que passam por essa troca de amor.

“Sim, os bebês têm necessidade de leite, mas muito mais de serem amados e receberem carinho, serem levados, embalados, acariciados, pegos e massageados.” Leboyer

Fonte: Revista Terapia Holística e Guia do Bebe

12 Comentários

  1. Valkiria Veloso

    Neste mundo apressado e estressado é muito importante paramos um pouco e cuidar um pouco da nossa espiritualidade e ter tranquilidade, o Blog Matiz de Magia nos oferece um pouco disso no conforto do nosso lar, é muito bacana.

    • Obrigada, doce Valkiria!!! Pretendo postar muitas matérias interessantes. Fico feliz que tenha curtido!! Grande beijo iluminado.

  2. Gislene

    Cléo, adorei o Matiz de Magia. Que pena que não soube da Shantala antes dos meninos crescerem. Será que poderei praticar com meus netos? kkkkk.
    Beijos e sucesso!!! Fique na paz!!!

    • Obrigada, muito obrigada!!! Tenho vários “posts” prontos e espero que você goste de todos!
      Lelena, você poderá praticar nos netinhos, nos bisnetos, nos tataranetos…
      Algumas literaturas defendem o emprego alternativo ou seja, uma mãe por afinidade, mãe do coração, de afeição…enfim , uma mãe de amor e sendo assim, você já pode praticar nos sobrinhos, nos amiguinhos das creches, nos priminhos….ahahahahaha
      Obrigada!! Estou muito feliz com o alcance do site, do blog, da intenção…
      Bjux iluminados

  3. Claudia Raquel

    Tbm gostaria de ter aprendido mais cedo p/ fazer no meu filho,mais com certeza farei nos meus futuros neto.bjos iluminados.

    • Sim…vc fará nos netos, nos bisnetos….
      A shantala é muito interessante, a criança se torna mais segura e tranquila.
      Obrigada! Muita paz e amor.

  4. I found your website through a random stroke of luck. It helped me do my research on this topic. I have spent lots of time looking through your site. You have something good going here, keep it up!

  5. Very nice article and straight to the point. I am not sure if this is actually the best place to ask but do you people have any thoughts on where to hire some professional writers? Thx 🙂

  6. That’s really interesting. Thanks for posting all the great information! Had never thought of it all that way before.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code