Semente de Sucupira

Aqui, coloco à disposição, um artigo do querido amigo, Márcio  Carvalho, profundo conhecedor das plantas e ervas medicinais, editor  do site: http://essencialdanatureza.com

“Semente de Sucupira | Guia completo: Entenda por que é indispensável tê-lo por perto.

A idade vai se aproximando e você já percebe umas dores aqui, outras dores ali…E chega a pensar: Poxa! Será que terei de conviver sempre com isso? Na realidade, Não.

Pensando nisso hoje falaremos um pouco sobre a semente de sucupira e seus benefícios

O que é a sucupira?

A sucupira é uma árvore, de nome científico Pterodon pubescens Benth, de porte médio que pode alcançar até 16 metros de altura. Ela tem um tronco retorcido de madeira resistente e a casca branco-amarelada (conforme imagem ao lado). Possui também flores roxas.

 

O potencial deste maná da natureza está em sua semente.

Qual potencial? Qual a serventia da semente de Sucupira?

O chá da semente de sucupira, já era tratado como um santo remédio para dores no corpo, inchaços e inflamações.

Os cientistas, no entanto, precisavam de provas, de certificações científicas sobre o que já sabia popularmente. Sendo assim, foi realizada uma pesquisa na ”http://www.unicamp.br/unicamp/”, pelo período aproximado de 11 anos, onde foram realizados vários testes com a semente.

Os cientistas, com muita dedicação, tempo e paciência realizaram diversos procedimentos. Esses procedimentos geralmente se resumiam a coleta das sementes, na sequência, as mesmas eram moídas.

Dos pedaços, era retirado o extrato da semente. Após isso esse extrato passava por uma filtragem. Com isso ficávamos apenas com o óleo puro. Esse óleo após passar por alguns processos iria dar origem a minúsculos cristais.

 

As pesquisas realizadas com esses cristais acabaram superando as expectativas e demonstraram o seguinte:

  • A semente de sucupira tem sim substâncias que estão ligadas ao processo de inibição da dor, de inflamações e inchaço.
  • Ela possui melhorias com relação inclusive ao câncer, com uma seletividade para câncer de próstata.
  • Ela possui propriedades antibióticas, antioxidantes, anti-inflamatórias, analgésicas, antirreumáticas e anticarcinogênicas.
  • Pesquisas em laboratório apontaram inclusive reduções em células de tumores humanos.

Um desafio para os pesquisadores é saber se conseguirão disponibilizar a substância em cápsulas ou outros formatos comerciais, sem a perda do efeito benéfico da sucupira.

Entretanto, os pesquisadores já definiram uma coisa: uma imensa riqueza que nasce no solo do cerrado.

Somado a isso, mesmo que de cunho não científico, em rede nacional, o ator Juca de Oliveira ao ir ao programa do Jô falou sobre os benefícios que teve com o chá de sucupira em sua vida, onde ele ao ser questionado sobre os benefícios da mesma disse:

“A semente de sucupira é indicada para todas as moléstias ósseas, incluindo a artrite, bico de papagaio, a hérnia de disco, qualquer tipo de contusão em qualquer das articulações.”

Leia artigo no site: www.matizdemagia.com.br

Como fazer o chá da semente de sucupira?

Para facilitar sua vida, segue abaixo vídeo veiculado no programa da Ana Maria Braga, onde ela mostra como deve ser feito o chá.

https://www.youtube.com/watch?v=bojhFBa-9Bc

Para aqueles que não querem assistir ao vídeo e preferem um passo a passo, eu resumi abaixo os passos para que você faça aí também em sua casa:

A semente de sucupira pode ser encontrada em farmácias próximas. Você também pode comprar pela internet em lojas como: SucupiraOnline e BancadoRamon (obs.: Vale salientar que não possuímos nenhum tipo de contrato/parceria com os sites referidos). Eu fiz uma simples busca no google por “semente de sucupira” para achar algumas lojas online e saber onde comprar a semente de sucupira.

Quebre as sementes, elas são duras, fechadas elas não funcionam. Você precisará de uma ferramenta para abri-la. Aqui utilizamos martelo. Você pode ver o que melhor lhe atende, um alicate também é uma opção. Dentro tem uma espécie de polpa, um líquido oleoso. É ali que está o segredo.

Coloque 3 litros de agua para ferver. Para essa quantidade utilize 12 sementes de sucupira (4 por litro).

Quando a água ferver coloque as sementes já quebradas, com casca e tudo, a fervura vai baixar um pouco. Você espera ferver novamente, conta 1 minuto e meio (90 segundos) e desliga o fogo.

Tampe a panela para fazer a infusão. Aguarde esfriar e já pode tomar, tome como água. Tome 1,5 litros por dia, isso irá fortalecer a sua musculatura e sua ossatura.

Separe uma panela somente para isso, pois as sementes soltam uma resina que irão manchá-la de forma severa inutilizando-a para outras atividades. Você verá como fica.”

Esperamos que tenham gostado das informações.

Até a próxima!

Escrito por: ”http://essencialdanatureza.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code