Cruz de Caravaca

“Segundo a lenda, no século XIII, um rei mouro obrigou um sacerdote prisioneiro a celebrar uma missa. O sacerdote, no momento da celebração, não conseguiu falar e respondendo as inquietações do rei, explicou que não conseguia falar porque lhe faltava a santa cruz. Dois anjos desceram do céu trazendo a cruz de quatro braços, ou cruz patriarcal. Diante deste milagre, o rei mouro converteu-se ao cristianismo”.

O poder sobrenatural da Cruz de Caravaca está no culto à oração.

A cruz traz os quatro elementos: água, fogo,terra e ar. Ela é composta por:

  • Dois braços, ou seja, duas barras horizontais, simbolizando fé redobrada;
  • Na parte central, a figura de Jesus;
  • Nas laterais, na base, amparando a haste, dois anjos ajoelhados na posição de oração, .

 

Desde a ocasião foram atribuídos inúmeros milagres à cruz, conhecida como Cruz de Caravaca, pois apareceu em Caravaca de la Cruz, na Espanha, em 1232. Também conhecida como Cruz de Lorena, Cruz da Missões, Cruz de São Miguel e Cruz de Borgonha.

Por muitos séculos a cruz permaneceu no mesmo lugar. No ano de 1934, a preciosidade desapareceu, e, mais tarde o Papa Pio XII, restabeleceu a relíquia com toda sua simbologia.,

A Cruz, mesmo sendo um amuleto de devoção católica é também utilizada nos templários por: missionários, esotéricos, bruxos, cruzados…como objeto de proteção e devoção.

Várias orações estão atribuídas a Cruz de Caravaca. Aqui deixo as mais simples e não menos poderosas. Fiéis afirmam graças recebidas ao invocarem as mesmas.

2 Comentários

  1. Teresa

    Cleo, adorei o artigo! Você conseguiu de forma clara e objetiva esclarecer com muita propriedade um assunto muito interessante.
    Parabéns por disseminar sempre informações maravilhosas!
    Gratidão sempre,
    Teresa

    • Querida Teresa, você acrescenta luz ao meu trabalho! Obrigada, muito obrigada! Como já sabe, elaboro os artigos bem resumidos e diretos.
      Seus olhos e coração são extremamente generosos. Muita luz e serenidade. Namaste

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code