Cabala

É uma filosofia de vida, uma reunião de ensinamentos sobre Deus, o Homem, o Universo, a Criação, o Caminho, a Verdade. Uma revelação de Deus para o homem, “a Cabala é um caminho espiritual que permite trazer de volta o elo com a verdadeira origem de tudo”.

A palavra Cabala, Kabbalah, com pronúncia correta “Cabalá”, palavra oxítona, vem do idioma  hebreu, uma língua do Oriente Médio, “A Língua Sagrada“, que diziam ser a escolhida por Deus para transmitir  os ensinamentos à humanidade. Cabala quer dizer “receber”. Cabala é o nome de uma doutrina mística judaica, a qual procura entender a essência de Deus e o universo. Há registros que ela existe desde o século I e já no século II, foram lavrados alguns livros, os  mais importantes da cabala, “O livro da criação”, “Esplendor”, e  a “Torá”.  A “Torá” é a Bíblia da Cabala e traz ensinamentos codificados dentro do texto sagrado, cujo propósito é decifrar tais ensinamentos ocultos.

A Cabala ostenta que cada pessoa tem em seu interior  “a árvore da vida“, que é um sistema hierárquico em figura de árvore, cujo símbolo é composto por dez inteligências, criadas por Deus  e colocadas no interior de cada indivíduo. São inspirações Divinas distribuídas de dez formas:

  • Coroa, o pilar do equilíbrio;
  • Sabedoria, pilar da misericórdia;
  • Compreensão, pilar da severidade;
  • Compaixão, fluxo de energia que se expande;
  • Justiça, o domínio sobre os impulsos;
  • Beleza,  o equilíbrio da verdade;
  • Vitória, vencer as próprias limitações;
  • Renovação, a humildade e o reconhecimento; 
  • Fundamento, o alicerce o “receptáculo das emanações”e
  • Reino, representa o nível de revelação.         

 

“A Cabala é além do tempo, ela não tem um começo nem fim”,  já dizia o rabino israelense Joseph Saltoun

A Cabala é um elo espiritual que esclarece o homem sobre sua origem desde bem antes da fecundação, e porque nasce,vive, os objetivos de vida e para onde vai.  A doutrina  se manteve em segredo por muitos anos e depois passada apenas por raros escolhidos que a mantinham em sigilo, passando apenas algumas informações boca a boca. Ainda hoje a Cabala é condenada por alguns segmentos do Judaísmo, enquanto os demais a aceitam como a única corrente dentro do Judaísmo que defende o conceito de reencarnação, que a alma retorna em outros corpos, sucessivamente, até terminar sua missão ou veem para iluminar nosso caminho, como os Anjos .

Em meados do século XIX, um ex-padre, escritor e professor, fez associação entre a Cabala e o Tarot.  Ele, Éliphas Lévi, notou que os vinte dois Arcanos Maiores do Tarot se identificavam com as vinte e duas letras do alfabeto hebraico .

2 Comentários

  1. junia

    Pelo meu caminho, encontrei pessoas boas e outras nem tão boas assim…
    Sinto que vc é sincera no que faz, e que foi instruida a me orientar sobre a cabala, mesmo que tão sutilmente…

    Muito obrigada, sinto, de coração, que estou retornando ao caminho… e que a cabala será o meu guia…

    Um grande abraço,
    Que a Luz Divina cada dia nos dê mais entendimento, para interpretar as nuances no nosso dia a dia,

    • Linda, não sei muito mas repasso com alegria! Será um prazer conversarmos sobre a Cabala e outros assuntos também. Obrigada pela presença no site e na vida! Beijos iluminados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code