Acupuntura

Criada há mais de cinco mil anos, a Acupuntura consiste na estimulação de pontos equilibrando o yin e yang.  Ela é um braço da medicina tradicional chinesa, um tratamento complementar, conforme acordo da Organização Mundial da Saúde – OMS e declarado também como Patrimônio Intangível da Humanidade pela UNESCO, em 19 de novembro de 2010.

Acupuntura, do latim acus quer dizer agulha e punctra quer dizer colocação. O tratamento feito com a aplicação das agulhas em pontos estudados do corpo, os Acupontos ou Pontos de Acupuntura, distribuídos sobre os “meridianos chineses” e “canais” são feitos através de um diagnóstico baseado nos ensinamentos da Medicina Tradicional Chinesa.

Usa-se também a técnica de moxabustão que nada mais é que calor introduzido nos pontos ou meridianos.  A Acupuntura chinesa desenvolveu escolas específicas em vários países e da parceria das agulhas, moxas e a associação da massagem do-in, veio a eletroacupuntura, as ventosas de borracha, os cristais e esferas banhadas a ouro e mesmo com toda esta modernidade de apetrechos, ela continua com o mesmo princípio e sem explicação científica dos fenômenos constatados.

No ocidente, a Acupuntura tem relatos desde 1254, com o embaixador italiano,  Marco Polo e depois, com os monges jesuítas, no século XVI e  Andreas Cleyer, médico e botânico da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, em 1634.  A Acupuntura chegou ao Brasil em 1908, através de imigrantes japoneses, mas era muito discriminada, portanto ficava restrita ao âmbito familiar. Em 1972 o Conselho Federal de Medicina – CFM afirma que a Acupuntura não era uma prática médica legal e somente passou a ser legalizada em 1985, como tal,  se efetivou mediante publicação com resolução CFM em 2003. Atualmente tramita no Congresso Nacional o projeto que diz ser livre o exercício da prática da Acupuntura, sendo incorporada à Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.

A medicina ocidental afirma que a Acupuntura promove o restabelecimento do organismo, e ainda, é uma auxiliar na eliminação das dores crônicas, fazendo que o SNC produza analgésicos e anti-inflamatórios naturais como se fossem  bálsamos, proporcionando conformo e paz. A Acupuntura trata o paciente como um todo, numa análise global.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

code